3º Bimestre
– 2ºs anos
A natureza elétrica da matéria
Fato
experimental- 1
Pendure um
bastão de vidro com um barbante e agite-o com um pedaço de lã. Aproxime do
bastão o pedaço de lã e observe. Agora atrite outro bastão com a lã e
aproxime-o do primeiro bastão e observe.
·
Sugira explicações para explicar esses
fenômenos.
Fenômenos elétricos
Muitos
materiais, quando atritados em outros, ficam eletrizados, ou seja, adquirem
carga elétrica.
As cargas
elétricas de sinais diferentes se atraem e cargas elétricas de sinais iguais se
repelem.
A matéria
toma parte em fenômenos elétricos, ou seja, a matéria possui uma natureza
elétrica.
Trabalho em grupo
Os alunos
devem se dividir em grupo (6 grupos) cada um com um tema:
·
As ideias dos filósofos sobre a constituição da
matéria.
·
O modelo atômico de Dalton.
·
O modelo atômico de Thomson.
·
O modelo atômico de Rutherford.
·
O modelo atômico de Bohr.
·
O modelo atômico atual e suas curiosidades.
Os grupos
devem apresentar de forma simplificada e objetiva o seu tema para os demais alunos
da classe e trazerem em forma demonstrativa (Cartaz, bolinhas de isopor, etc.)
o modelo que irá apresentar.
As cargas elétricas nos átomos
Elétrons –
partículas de massa desprezível e de carga elétrica negativa.
Prótons –
partículas onde sua massa compõe a massa do átomo e de carga positiva.
Nêutrons -
partículas onde sua massa compõe a massa do átomo e de carga neutra.
Fato
experimental – 2
Materiais
Instrumento de teste com lâmpadas
Água destilada
Água da torneira
Sal
Açúcar
4 Béqueres
|
Procedimento
Em cada Béquer coloque uma solução na seguinte sequencia: água
destilada; água da torneira; água com sal; água com açúcar.
Ligue o instrumento na tomada e realize os testes. Lembre-se de
limpar os condutores com água após cada teste.
|
·
Proponha explicações para os fatos. Cada aluno
deverá entregar um relato pessoal e individual sobre as observações feitas e
complete a tabela no caderno:
Substância
|
Conduz eletricidade
|
Não conduz eletricidade
|
Água destilada
|
|
|
Sal puro
|
|
|
Água e sal
|
|
|
Açúcar puro
|
|
|
Água e açúcar
|
|
|
Condução de corrente elétrica
As moléculas
de certas substâncias dividem-se ao entrar em contato com a água de modo a
formar partículas carregadas eletricamente. Por exemplo, em uma solução aquosa
de cloreto de sódio não existem aglomerados do sal, mas átomos de cloro e de
sódio carregados eletricamente, aos quais são chamados de íons.
Íons são
partículas, derivados e átomos ou moléculas, que possuem carga elétrica. Íons
negativos apresentam excesso de elétrons, e íons positivos apresentam
deficiência de elétrons.
Eletrólitos
– são substâncias que, ao se dissolverem na água, formam uma solução que conduz
corrente elétrica.
Não
eletrólitos – são substâncias que forma com a água uma solução que não conduz
corrente elétrica.
Fato
experimental – 3
Teste de chama:
transição eletrônica
Materiais
Pedaço de fio de níquel-como (resistência elétrica)
Pinça de madeira
Cristais de sais de cobre, cálcio, estrôncio e sódio.
Lamparina a álcool.
Esponja de aço
Béquer com ácido clorídrico diluído.
|
Procedimento
1. Limpe
bem o fio com a esponja de aço e água. Coloque-o na pinça com firmeza.
2. Acenda
a lamparina.
3. Mergulhe
o fio no ácido e depois o encoste a um dos sais e coloque-o na chama. Anote
as observações.
4. Repita
o procedimento para os outros sais.
|
Questões
para análise do experimento
1.
Por que é necessário limpar o fio com uma
esponja e água antes de passá-lo pelo ácido a cada troca de substância?
2.
Faça uma lista de cores das chamas
relacionando-as com as substâncias analisadas.
3.
Utilize os modelos atômicos para explicar as
observações de cores nos sais expostos a aquecimento.
4.
Explique a coloração dos fogos de artifício.
·
Os alunos devem entregar relatório em grupo do
experimento realisado em laboratório. Deve seguir os seguintes tópicos:
o
Capa – nome do trabalho e dos integrantes;
números de chamada e série.
o
Introdução – pesquisa de no máximo uma página
sobre a emissão de luz no modelo atômico.
o
Materiais e procedimentos (verbos no passado).
o
Questões e respostas de análise do experimento.
o
Conclusão única do grupo – nada de resumo.
o
Bibliografia – fonte da pesquisa.
Cronograma
2ºA
e 2ºE
|
Agosto
|
Setembro
|
|
03
|
Fato experimental 1
|
3
|
|
06
|
Divisão dos grupos para apresentação
|
7
|
Feriado
|
10
|
Texto – Fenômenos elétricos.
|
10
|
|
13
|
Apresentações 1, 2 e 3
|
14
|
Nota de caderno
Entrega do relatório
|
17
|
Apresentações 4, 5 e 6.
|
17
|
Prova
|
20
|
Fato experimental 2
Texto – Cargas elétricas
|
21
|
Recuperação
|
24
|
Texto – Condução de corrente
|
24
|
|
27
|
Entrega do Relato Individual
|
28
|
|
31
|
Fato experimental 3
|
|
|
2ºC
e 2ºD
|
Agosto
|
Setembro
|
|
06
|
Fato experimental 1
|
3
|
Fato experimental 3
|
07
|
Divisão dos grupos para apresentação
|
4
|
|
13
|
Texto – Fenômenos elétricos.
|
10
|
|
14
|
Apresentações 1, 2 e 3
|
11
|
Nota de caderno
Entrega do relatório
|
20
|
Apresentações 4, 5 e 6.
|
17
|
Prova
|
21
|
Fato experimental 2
Texto – Cargas elétricas
|
18
|
Recuperação
|
27
|
Texto – Condução de corrente
|
24
|
|
28
|
Entrega do Relato Individual
|
25
|
|
2ºB
|
Agosto
|
Setembro
|
|
02
|
Fato experimental 1
|
06
|
|
03
|
Divisão dos grupos para apresentação
|
07
|
Ferido
|
09
|
Texto – Fenômenos elétricos.
|
13
|
Estação Ciências
|
10
|
Apresentações 1, 2 e 3
|
14
|
Nota de caderno
Entrega do relatório
|
16
|
Apresentações 4, 5 e 6.
|
20
|
Prova
|
17
|
Fato experimental 2
Texto – Cargas elétricas
|
21
|
Recuperação
|
23
|
Texto – Condução de corrente
|
27
|
|
24
|
Entrega do Relato Individual
|
28
|
|
30
|
Fato experimental 3
|
|
|
31
|
|
|
|
Nota do bimestre
|
|
Apresentação
|
3 – pontos
|
Relato
|
1 – ponto
|
1 – ponto
|
|
Caderno
|
1 – ponto
|
Prova
|
4 – pontos
|
Boas Féria!!!!! Até Agosto!!!!!
O Caderno
Este bimestre nos cadernos devem conter:
- Texto "Concentração em Massa".
- Análise do rótulo.
- Três Exercícios da lousa.
- Exercícios do livro 2 (nºs 27; 28; 29 e 32)
- Massa Molar - Definição.
- Exercícios do livro 1 (nº 9)
- Concentração em mol ou Molaridade - Definição
- Exercícios do livro 2 (nºs 54; 55; 57 e 60)
Obs. Todos os exercícios devem estar respondidos e com enunciado.
As Provas
Série
Dia
2ºA
11/jun
2ºB
14/jun
2ºC
11/jun
2ºD
11/jun
2ºE
11/jun
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