Química do Carbono
É a Química
que estuda os compostos de carbono, que estão associados às moléculas de
organismos animais e vegetais.
Ciclo do carbono
A grande maioria dos compostos químicos existentes na atmosfera tem
carbono na sua composição. Ele está na água, na terra, no ar, nos seres vivos
desde o início da formação do planeta.
·
Os alunos devem colar uma imagem do ciclo do
carbono no caderno. Depois da discussão em sala fazer um relato sobre as ideias
levantadas.
Funções Orgânicas:
Hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por átomos
de carbono e hidrogênio.
São denominados com os sufixos ANO,
ENO e INO (EX. Etano).
·
Um grupo será escolhido para fazer uma apresentação sobre os produtos e hidrocarbonetos
do petróleo.
Fato Experimental 1
Materiais
3 bananas verdes
Folhas de jornal
Saco plástico
|
Procedimento
Pegue duas bananas. Embrulhe uma delas com jornal
e coloque a outra dentro de um saco plástico.
A terceira banana será o grupo de controle para as
outras que estão embrulhadas.
Deixe as bananas sobre a bancada do laboratório, e
faça observações diárias sobre o processo de amadurecimento delas. Anote o
tempo necessário para que cada banana fique madura.
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Questões para análise do
experimento
1.
Complete a tabela.
Bananas
|
Tempo em
dias até o amadurecimento
|
A – sem tratamento
|
|
B – no jornal
|
|
C – no saco plástico
|
2.
Qual banana amadureceu mais rapidamente?
Proponha uma explicação para isso.
3. A
substância responsável pelo amadurecimento é o etileno. Qual é o seu nome
oficial, sua fórmula e a qual função orgânica ele pertence?
4. O
que acontecerá com as bananas B e C se elas continuarem embrulhadas?
5.
Frutas são colhidas ainda verdes na lavoura e
transportadas até os centros comerciais, onde são comercializadas. Para que
elas não apodreçam, qual seria a melhor embalagem para envolvê-las? Justifique
sua resposta.
·
Deve ser escolhido um aluno da turma para fazer
as anotações. No final todos devem receber os dados e responder as questões no
caderno.
Os compostos da função
São subdivididos em grupos de acordo com sua estrutura.
Alcanos
·
Pesquisar exemplos
Alcenos
·
Pesquisar exemplos
Alcinos
·
Pesquisar exemplos
Cíclicos
·
Pesquisar exemplos
Aromáticos
·
Pesquisar exemplos
Fato Experimental 2
Materiais
Óleo de soja
Margarina derretida
Solução de amido 1%
2 provetas de 20 mL
2 conta-gotas
Lugol
Fita crepe
Lamparina
Tripé
Tela de amianto
2 tubos de ensaio
Béquer
Pinça de madeira
Caneta esferográfica
|
Procedimento
Enumere
os dois tubos de ensaio. No tubo 1 coloque 5 mL de óleo de soja e no tubo 2
coloque 5 mL da margarina derretida;
Adicione
5 gotas da solução de lugol em cada um dos tubos de ensaio;
Leve os
dois para o banho-maria, conforme o esquema abaixo:
Retire
do banho-maria quando a coloração da solução de lugol desaparecer;
Depois
de resfriarem, coloque nos dois tubos de ensaio 3 gotas da solução de amido;
Anote o
que foi observado;
Depois
de aproximadamente 2 minutos adicione mais 2 gotas de lugol no dois tubos e
agite.
|
*
Preparar a solução de amido da seguinte maneira: misturar 1 g de amido com 10
ml de água. Derramar a pasta em um recipiente que contenha 100 ml de água
fervente. Cessar a ebulição e deixar esfriar e sedimentar. Separar a parte
sobrenadante (sem grumos) por decantação. A solução ganha maior estabilidade se
for adicionada de 1g de ácido salicílico (1%).
Questões para análise do
experimento
1.
Óleos vegetais possuem cadeias carbônicas
insaturadas, enquanto a margarina possui cadeia carbônica saturada. De acordo
com o que vimos o que podemos afirmar sobre a reatividade dos hidrocarbonetos?
2. Classifique
os hidrocarbonetos testados de acordo com a subdivisão em grupos.
3. Explique
qual foi à razão de se adicionar no final lugol novamente nos tubos.
4.
Que utilização esse teste poderia ter na sua
vida cotidiana?
·
Os alunos devem ter as questões respondidas no
caderno.
Alcoóis
Os alcoóis são substâncias cujas estruturas derivam de
hidrocarbonetos que tiveram um ou mais de seus átomos de hidrogênio ligados a
carbonos substituídos por um radical chamado hidroxila (-OH).
São denominados com o sufixo OL
(EX. Etanol).
·
Deve ser escolhido um grupo para fazer uma apresentação sobre os
alcoóis mais importantes e seus efeitos.
Fenóis e Enóis
Os fenóis são substâncias que apresentam cadeia aromática ligada a uma
hidroxila. Alguns deles possuem propriedades bactericidas e fungicidas.
Os enóis são caracterizados pela hidroxila estar ligada a um átomo de
carbono insaturado.
·
Escolher um grupo para fazer apresentação sobre a maconha.
Ésteres
Constituem grande parte das essências aromatizantes de frutos e
flores utilizados na indústria. Apresentam o grupo carbonila (=O) em sua
estrutura. São denominados com o infixo OATO
e sufixo ILA (EX. Etanoato de etila).
·
O grupo escolhido deve falar sobre as drogas opiáceas.
Éteres
São substâncias cuja cadeia apresenta o átomo de oxigênio dentro da cadeia.
Muito utilizado em anestésicos.
São denominados com o infixo OXI
(EX. Metoxietano).
·
Apresentação de um grupo sobre os anestésicos e as drogas inalantes.
Aldeídos e Cetonas
Os aldeídos possuem a carbonila na ponta da cadeia e são encontrados
nas soluções utilizadas para conservação de cadáveres. São denominados com o sufixo AL (EX. Etanal).
Já as cetonas possuem essa
carbonila no meio da cadeia, sua mais conhecida substância é a propanona,
chamada de acetona. São denominados com o sufixo ONA (EX. Propanona).
·
A apresentação será feita sobre a escova progressiva funcionamento e
danos.
Ácidos Carboxílicos
Neste caso o grupo carbonila está ligado a um carbono junto com uma
hidroxila. Sua substância mais comum é o ácido acético mais conhecido como
vinagre. São denominados com o prefixo ácido
e o sufixo ÓICO (EX. ácido etanóico).
·
O grupo deverá apresentar sobre a droga ecstasy.
Funções nitrogenadas
São aquelas onde na cadeia carbônica está presente o nitrogênio e
muitas vezes, também, o oxigênio.
·
Grupos sobre corantes e o cigarro.
·
Grupo sobre o crack e a cocaína.
Exercícios do livro de casa
Responder as questões das páginas 71, 81, 82, 86, 87 e 88 no caderno.
Fato Experimenta 3
Materiais
100mL de vinho branco
Água oxigenada 10%
Frasco com tampa
Uma bolinha de gude
Um béquer
Indicador universal verde
|
Procedimento
Meça o pH do vinho.
Coloque o vinho dentro do frasco com a bolinha,
feche e misture por 15 minutos.
Transfira o vinho para o béquer e adicione 10
gotas de água oxigenada.
Deixe a mistura em local aberto e claro por uma
semana.
Analise o cheio no material após o tempo decorrido
e meça novamente o pH da solução.
|
Questões para análise do
experimento
1.
Explique o que ocorreu no experimento.
2. Qual
é a substância orgânica presente no álcool comercial? Escreva sua fórmula.
3. Qual
a substância orgânica presente no vinagre? Escreva sua fórmula.
4. Qual
o pH inicial e final do sistema? Justifique a variação do pH observada.
·
Os grupos devem entregar relatório sobre o
experimento com a seguinte estrutura:
o
Capa – nome do trabalho e dos alunos, números de
chamada e série.
o
Introdução – pesquisa sobre os compostos
orgânicos presentes.
o
Materiais e procedimento – verbos no passado.
o
Questões – perguntas e respostas.
o
Conclusão – única para o grupo.
o
Bibliografia – fonte da pesquisa.
Notas do Bimestre
|
|
Relatório
|
2 pontos
|
Caderno
|
1 ponto
|
Apresentação
|
3 pontos
|
Prova
|
4 pontos
|
3ºA
|
Agosto
|
Setembro
|
|
01
|
Química do Carbono
|
05
|
Fato experimental 3
|
02
|
Ciclo do carbono
|
06
|
Discussão fato 1
|
08
|
Discussão sobre o ciclo
|
12
|
Discussão fato 3
|
09
|
Fato experimental 1
|
13
|
Estação Ciências
|
15
|
Divisão dos grupos
|
19
|
Prova
|
16
|
Fato experimental 2
|
20
|
Recuperação
|
22
|
Apresentações 1 e 2
|
26
|
|
23
|
Apresentações 3 e 4
|
27
|
|
29
|
Apresentações 5 e 6
|
||
30
|
Apresentações 7, 8 e 9
|
3ºB
|
Agosto
|
Setembro
|
|
06
|
Química do Carbono
|
3
|
Apresentações 5 e 6
|
07
|
Ciclo do carbono
|
4
|
Apresentações 7, 8 e 9
|
13
|
Discussão sobre o ciclo
|
10
|
Fato experimental 3
|
14
|
Fato experimental 1
|
11
|
Discussão fato 1
|
20
|
Divisão dos grupos
|
17
|
Prova
|
21
|
Fato experimental 2
|
18
|
Recuperação
|
27
|
Apresentações 1 e 2
|
24
|
|
28
|
Apresentações 3 e 4
|
25
|
3ºC
|
Agosto
|
Setembro
|
|
02
|
Química do Carbono
|
06
|
Fato experimental 3
|
03
|
Ciclo do carbono
|
07
|
Ferido
|
09
|
Discussão sobre o ciclo
|
13
|
Estação Ciências
|
10
|
Fato experimental 1
|
14
|
Discussão fato 1
|
16
|
Divisão dos grupos
|
20
|
Prova
|
17
|
Fato experimental 2
|
21
|
Recuperação
|
23
|
Apresentações 1 e 2
|
27
|
|
24
|
Apresentações 3 e 4
|
28
|
|
30
|
Apresentações 5 e 6
|
||
31
|
Apresentações 7, 8 e 9
|
Boas Féria!!!!! Até Agosto!!!!!
O Caderno
Nesta etapa, o caderno já não é parte fundamental da aprendizagem e por esse motivo não possui tantos textos e exercícios. Portanto, deve conter:
- Definição de pH
- Definição de Indicadores de pH
- Fenolftaleína
- Papel tornassol azul e vermelho
- Universal Verde
- Três exercícios passados na lousa
- Exercícios do livro 2: 67, 68, 69 e 70.
Série
Dia
3ºA
13/jun
3ºB
11/jun
3ºC
14/jun
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