1ºs Anos

4º bimestre– 1ºs anos
Símbolos e nomes de elementos químicos
Para facilitar a linguagem entre diferentes povos a química utiliza símbolos para representar sua fórmulas. Os símbolos foram escolhidos a partir da letra inicial de seu nome e quando havia nomes iniciados com a mesma letra, ficou decidido que acrecenta-se uma segunda letra, agora em minuscula.
Ex.: Carbono- C / Cálcio - Ca / Cádmio - Cd

Mas existem elementos onde seu símbolo não confere com seu nome em português. Isso se dá devido seu símbolo ter sido escolhido ainda quando este estava no latim. Devido a química ser uma ciência universal os símbolos não são traduzidos como os nomes.
Ex.: Sódio - Na (Natrium)

Lição de sala (livro laranja) página 55 exercícios 7 e 8.
Lição de casa página 136 exercícios 1, 2 e 3.


Classificação - substância simples e substância composta.
As substâncias podem ser classificadas em simples quando sua fórmula apresenta somente um tipo de elemento químico (letra maiúscula).
Ex.: O2 (gás oxigênio) , N2 (gás nitrogenio) e Cl2 (gás cloro).
Outras substâncias são clasificadas como compostas quando apresentam mais de um tipo de elementos químicos.
Ex.: H2O (água), H2O2 (água oxigenada), NaCl (sal de cozinha) e NaOH (soda cáustica).

Lição de sala (livro laranja) pág. 60 exercícios12,13,16 e17 (completos).
Lição de casa pág. 136 exercícios 4, 5, 6  e 7.

Massa Molecular









Cronograma do bimestre

1ºA
Outubro
Novembro
 
18
Símbolos
01
Balanceamento
19
Classificação
08
Prova
25
Massa Molecula
Entrega da pesquisa Individual
09
Caderno
Entrega da Lista de exercícios
 
 
22
Recuperação
 
 
23
 


1ºB e C
Outubro
Novembro
 
17
Símbolos
01
Caderno
18
Classificação
06
Prova
24
Massa Molecular
07
Entrega da Lista de exercícios
25
Entrega da pesquisa Individual
Balanceamento
13
 
31
 
14
Recuperação
 
 
21
 


1º D e G
Outubro
Novembro
 
16
Símbolos
06
Prova
17
Classificação
07
Entrega da Lista de exercícios
23
Massa Molecular
14
 
24
Entrega da pesquisa Individual
Balanceamento
21
Recuperação
30
Reunião de pais
 
 
31
Caderno
 
 


1º E
Outubro
Novembro
 
 
Símbolos
05
Prova
17
Classificação
07
Entrega da Lista de exercícios
22
Massa Molecular
12
 
24
Entrega da pesquisa Individual
Balanceamento
14
 
29
 
21
Recuperação
31
Caderno
 
 


1º F
Outubro
Novembro
 
19
Símbolos
06
Prova
23
Classificação
09
Entrega da Lista de exercícios
Caderno
30
Reunião de pais
13
 
 
 
23
Recuperação


3º bimestre – 1ºs anos
Lei da conservação da matéria e Lei das proporções constantes

Fato experimental 1
Materiais
Palha de aço
Folhas de sulfite
Balança
2 vidros de relógio
Fósforo
Procedimento
Pese um pedaço de palha de aço no vidro de relógio e anote o resultado. Queime a palha de aço e pese-a novamente.
Faça o mesmo para o papel em outro vidro de relógio e anote os resultados.

Questões para análise do experimento
1.      Por que se pesa o material antes e depois de ser queimado?
2.      O que aconteceu com a massa da palha de aço? E a do papel?
3.      Como pode ser explicada essa diferença?

Lei de Lavoisier
Em um sistema fechado, quando duas substâncias reagem entre si, a massa total dos produtos é igual à soma das massas das substâncias reagentes.
Em outras palavras, “Na natureza nada se cria, nada se perde, mas sim tudo se transforma”.

Fato experimental 2
Materiais
Vela
Balança
Copo
Fósforos
Folha de papel
Procedimento
Cubra o prato da balança com a folha.
Fixe a vela no papel e coloque o copo sobre a vela. Anote o valor do peso.
Acenda a vela e coloque o copo novamente e anote os valores e observações.

·        E agora, usando a Lei de Lavoisier, explique o que aconteceu. Escreva um relato individual, coloque capa e entregue.

Lei de Proust
A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável.

Exemplo
Massa de água
Massa de hidrogênio +
Massa de oxigênio
Massa de hidrogênio / massa de oxigênio
4,5g
0,5g
4g
1 / 8
9g
1g
8g
1 / 8
18g
2g
16g
1 / 8
100g
11,11g
88,88g
1 / 8

·        Fazer todos os exercícios das páginas 112 e 113 do livro que tem em casa. Colocar no caderno somente as respostas.

Fato experimental 3

Material
2 béqueres
Balança
1 proveta
Solução de sulfato de cobre
Solução de hidróxido de sódio
Procedimento
Meça com a proveta 30mL da solução de sulfato de cobre em um dos béqueres. Lave a proveta e meça 30mL de solução de hidróxido de sódio e coloque no ouro béquer.
Coloque os dois béqueres na balança, determine a massa do conjunto e anote o resultado.
Despeje o conteúdo do primeiro béquer no segundo e observe.
Torne a colocar ambos os béqueres na balança, determine a massa do conjunto e anote o resultado.

Questões para análise do experimento
1.      Coloque os resultados obtidos numa tabela.
2.      Quando você despejou o conteúdo de um béquer em outro, o que ocorreu? Há evidências de que ocorreu transformação química? Quais?
3.      Compare a massa inicial (dos reagentes) com a final (dos produtos). O que você observa?
4.      Formou-se alguma substância nova?
5.      O sólido que precipitou é solúvel ou insolúvel em água? Havia algum sólido com essa característica antes da reação?
6.      O precipitado poderia ser o sulfato de cobre ou hidróxido de sódio contido nas soluções? Por quê?

·        Os grupos devem entregar relatório do experimento com as seguintes partes:
o   Capa – Nome do trabalho, nome e número dos integrantes do grupo e série.
o   Introdução – Pesquisa (1 página) sobre a Lei da Conservação da Massa.
o   Materiais e procedimento (verbos no passado).
o   Questões – perguntas e respostas.
o   Conclusão – única para o grupo, não é resumo.
o   Bibliografia – fonte da pesquisa.

Fato experimental 4
Material
Béquer de 250mL
Proveta de 100mL
Balança
Vinagre
Bicarbonato de sódio
Procedimento
Coloque o béquer na balança e determine sua massa.
Acrescente a quantidade de bicarbonato de sódio que será usada por seu grupo. Registre a massa dessa amostra. Poderá se 2, 3, 4, 5 ou 6g.
Meça 100mL de vinagre com a proveta.
Coloque na balança o béquer com bicarbonato e a proveta com vinagre e determine a massa no conjunto.
Adicione, lentamente, o vinagre ao béquer. Registre as observações.
Aguarde o término da reação e determine novamente a massa do conjunto.
Preencha a tabela e compartilhe entre os grupos.
Tabela
Grupos
Massa de bicarbonato
Massa inicial
Massa final
Variação da massa do sistema
1
2



2
3



3
4



4
5



5
6





Questões para análise do experimento
1.      Quais os indícios da ocorrência de reação química?
2.      Na reação ocorre a formação de gás carbônico, água e acetato de sódio (sólido). Como podemos justificar a variação de massa do sistema?
3.      Nessa reação, para cada 84g de bicarbonato de sódio ocorre a liberação de 44g de gás carbônico.
a)      Determine a razão (Lei de Proust) entre a massa de bicarbonato de sódio e a de gás carbônico nesta transformação.
b)      Considere a massa do bicarbonato no seu experimento para determinar a massa de gás carbônico liberado. Faça o mesmo para os demais.
c)      Os valores encontrados no item anterior coincidem com as perdas de massas observadas no quadro?
·        Os grupos deverão entregar relatório do experimento.

Notas do bimestre
Relatório 1
2 – pontos
Relatório 2
2 – pontos
Relato
1 – ponto
Caderno
1 – ponto
Prova
4 – pontos

Cronograma
1ºA
Agosto
Setembro

02
Fato experimental 1
06

03
Texto – Lei de Lavoisier
07
Ferido
09
Fato experimental 2
13
Estação Ciências
10
Discussão sobre o fato 2
14

16
Texto – Lei de Proust
20
Prova
17
Fato experimental 3
21
Recuperação
23
Discussão sobre o fato 3
27

24
Correção dos exercícios do livro
28

30
Fato experimental 4


31
Discussão sobre o fato 4



1ºB e 1ºC
Agosto
Setembro

01
Fato experimental 1
05

02
Texto – Lei de Lavoisier
06

08
Fato experimental 2
12

09
Discussão sobre o fato 2
13
Estação Ciências
15
Texto – Lei de Proust
19
Prova
16
Fato experimental 3
20
Recuperação
22
Discussão sobre o fato 3
26

23
Correção dos exercícios do livro
27

29
Fato experimental 4


30
Discussão sobre o fato 4



1ºD e 1ºG
Agosto
Setembro

01
Fato experimental 1
04
Discussão sobre o fato 4
07
Texto – Lei de Lavoisier
05

08
Fato experimental 2
11

14
Discussão sobre o fato 2
12

15
Texto – Lei de Proust
18
Prova
21
Fato experimental 3
19
Recuperação
22
Discussão sobre o fato 3
25

28
Correção dos exercícios do livro
26

29
Fato experimental 4



1ºE
Agosto
Setembro

01
Fato experimental 1
03
Discussão sobre o fato 4
06
Texto – Lei de Lavoisier
05

08
Fato experimental 2
10

13
Discussão sobre o fato 2
12

15
Texto – Lei de Proust
17
Prova
20
Fato experimental 3
19
Recuperação
22
Discussão sobre o fato 3
24

27
Correção dos exercícios do livro
26

29
Fato experimental 4



1ºF
Agosto
Setembro

03
Fato experimental 1
04
Discussão sobre o fato 4
07
Texto – Lei de Lavoisier
07
Feriado
10
Fato experimental 2
11

14
Discussão sobre o fato 2
14

17
Texto – Lei de Proust
18
Prova
21
Fato experimental 3
21
Recuperação
24
Discussão sobre o fato 3
25

28
Correção dos exercícios do livro
28

31
Fato experimental 4










Boas Féria!!!!! Até Agosto!!!!!







2º Bimestre 2012

O Caderno

Como vocês sabem o caderno completo gera nota, por isso devem tê-lo em ordem. Os alunos dos 1ºs devem ter:
  • Os gráficos (água destilada e água com sal) no caderno ou na apostila volume 1.
  • A definição de Temperatura de Ebulição e Fusão; Densidade; e Solubilidade.
  • As anotações sobre as observações feitas  das atividades experimentais.
  • As respostas dos exercícios da  apostila vol. 1 págs. 27 á 34.
  • A definição sobre combustão.
  • Uma figura que mostre a combustão identificado os três itens da combustão.
  • As respostas das questões sobre carvão mineral e vegetal da apostila vol. 2 págs. 25 á 28. 

A Prova

As provas acontecerão nos dias:
 

Turma
Dia
1ºA
14/jun
1ºB
13/jun
1ºC
13/jun
1ºD
12/jun
1ºE
11/jun
1ºF
12/jun
1ºG
12/jun

3 comentários:

  1. prof a frase de lavoisier não seria assim: ¨na natureza nada se cria e nada se perde tudo se transforma.¨

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