4º bimestre– 1ºs anos
Símbolos e nomes de elementos químicos
Para facilitar a linguagem entre diferentes povos a química utiliza símbolos para representar sua fórmulas. Os símbolos foram escolhidos a partir da letra inicial de seu nome e quando havia nomes iniciados com a mesma letra, ficou decidido que acrecenta-se uma segunda letra, agora em minuscula.
Ex.: Carbono- C / Cálcio - Ca / Cádmio - Cd
Mas existem elementos onde seu símbolo não confere com seu nome em português. Isso se dá devido seu símbolo ter sido escolhido ainda quando este estava no latim. Devido a química ser uma ciência universal os símbolos não são traduzidos como os nomes.
Ex.: Sódio - Na (Natrium)
Lição de sala (livro laranja) página 55 exercícios 7 e 8.
Lição de casa página 136 exercícios 1, 2 e 3.
Classificação - substância simples e substância composta.
As substâncias podem ser classificadas em simples quando sua fórmula apresenta somente um tipo de elemento químico (letra maiúscula).
Ex.: O2 (gás oxigênio) , N2 (gás nitrogenio) e Cl2 (gás cloro).
Outras substâncias são clasificadas como compostas quando apresentam mais de um tipo de elementos químicos.
Ex.: H2O (água), H2O2 (água oxigenada), NaCl (sal de cozinha) e NaOH (soda cáustica).
Lição de sala (livro laranja) pág. 60 exercícios12,13,16 e17 (completos).
Lição de casa pág. 136 exercícios 4, 5, 6 e 7.
Massa Molecular
Cronograma do bimestre
3º bimestre – 1ºs anos
Símbolos e nomes de elementos químicos
Para facilitar a linguagem entre diferentes povos a química utiliza símbolos para representar sua fórmulas. Os símbolos foram escolhidos a partir da letra inicial de seu nome e quando havia nomes iniciados com a mesma letra, ficou decidido que acrecenta-se uma segunda letra, agora em minuscula.
Ex.: Carbono- C / Cálcio - Ca / Cádmio - Cd
Mas existem elementos onde seu símbolo não confere com seu nome em português. Isso se dá devido seu símbolo ter sido escolhido ainda quando este estava no latim. Devido a química ser uma ciência universal os símbolos não são traduzidos como os nomes.
Ex.: Sódio - Na (Natrium)
Lição de sala (livro laranja) página 55 exercícios 7 e 8.
Lição de casa página 136 exercícios 1, 2 e 3.
Classificação - substância simples e substância composta.
As substâncias podem ser classificadas em simples quando sua fórmula apresenta somente um tipo de elemento químico (letra maiúscula).
Ex.: O2 (gás oxigênio) , N2 (gás nitrogenio) e Cl2 (gás cloro).
Outras substâncias são clasificadas como compostas quando apresentam mais de um tipo de elementos químicos.
Ex.: H2O (água), H2O2 (água oxigenada), NaCl (sal de cozinha) e NaOH (soda cáustica).
Lição de sala (livro laranja) pág. 60 exercícios12,13,16 e17 (completos).
Lição de casa pág. 136 exercícios 4, 5, 6 e 7.
Massa Molecular
Cronograma do bimestre
1ºA
|
Outubro
|
Novembro
|
|
18
|
Símbolos
|
01
|
Balanceamento
|
19
|
Classificação
|
08
|
Prova
|
25
|
Massa Molecula
Entrega da pesquisa Individual
|
09
|
Caderno
Entrega da Lista de exercícios
|
|
|
22
|
Recuperação
|
|
|
23
|
|
1ºB e C
|
Outubro
|
Novembro
|
|
17
|
Símbolos
|
01
|
Caderno
|
18
|
Classificação
|
06
|
Prova
|
24
|
Massa Molecular
|
07
|
Entrega da Lista de exercícios
|
25
|
Entrega da pesquisa Individual
Balanceamento
|
13
|
|
31
|
|
14
|
Recuperação
|
|
|
21
|
|
1º
D e G
|
Outubro
|
Novembro
|
|
16
|
Símbolos
|
06
|
Prova
|
17
|
Classificação
|
07
|
Entrega da Lista de exercícios
|
23
|
Massa Molecular
|
14
|
|
24
|
Entrega da pesquisa Individual
Balanceamento
|
21
|
Recuperação
|
30
|
Reunião de pais
|
|
|
31
|
Caderno
|
|
|
1º
E
|
Outubro
|
Novembro
|
|
|
Símbolos
|
05
|
Prova
|
17
|
Classificação
|
07
|
Entrega da Lista de exercícios
|
22
|
Massa Molecular
|
12
|
|
24
|
Entrega da pesquisa Individual
Balanceamento
|
14
|
|
29
|
|
21
|
Recuperação
|
31
|
Caderno
|
|
|
1º
F
|
Outubro
|
Novembro
|
|
19
|
Símbolos
|
06
|
Prova
|
23
|
Classificação
|
09
|
Entrega da Lista de exercícios
Caderno
|
30
|
Reunião de pais
|
13
|
|
|
|
23
|
Recuperação
|
3º bimestre – 1ºs anos
Lei da
conservação da matéria e Lei das proporções constantes
Fato
experimental 1
Materiais
Palha de aço
Folhas de sulfite
Balança
2 vidros de relógio
Fósforo
|
Procedimento
Pese um pedaço de palha de aço no vidro de relógio e anote o
resultado. Queime a palha de aço e pese-a novamente.
Faça o mesmo para o papel em outro vidro de relógio e anote os
resultados.
|
Questões para análise do experimento
1.
Por que se pesa o material antes e depois de ser
queimado?
2.
O que aconteceu com a massa da palha de aço? E a
do papel?
3.
Como pode ser explicada essa diferença?
Lei de Lavoisier
Em um
sistema fechado, quando duas substâncias reagem entre si, a massa total dos
produtos é igual à soma das massas das substâncias reagentes.
Em outras
palavras, “Na natureza nada se cria, nada
se perde, mas sim tudo se transforma”.
Fato
experimental 2
Materiais
Vela
Balança
Copo
Fósforos
Folha de papel
|
Procedimento
Cubra o prato da balança com a folha.
Fixe a vela no papel e coloque o copo sobre a vela. Anote o valor do
peso.
Acenda a vela e coloque o copo novamente e anote os valores e
observações.
|
·
E agora, usando a Lei de Lavoisier, explique o
que aconteceu. Escreva um relato individual, coloque capa e entregue.
Lei de Proust
A proporção
em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa,
constante e invariável.
Exemplo
Massa de água →
|
Massa de hidrogênio +
|
Massa de oxigênio
|
Massa de hidrogênio / massa de oxigênio
|
4,5g
|
0,5g
|
4g
|
1 / 8
|
9g
|
1g
|
8g
|
1 / 8
|
18g
|
2g
|
16g
|
1 / 8
|
100g
|
11,11g
|
88,88g
|
1 / 8
|
·
Fazer todos os exercícios das páginas 112 e 113
do livro que tem em casa. Colocar no caderno somente as respostas.
Fato experimental 3
Material
2 béqueres
Balança
1 proveta
Solução de sulfato de cobre
Solução de hidróxido de sódio
|
Procedimento
Meça com a proveta 30mL da solução de sulfato de cobre em um dos
béqueres. Lave a proveta e meça 30mL de solução de hidróxido de sódio e
coloque no ouro béquer.
Coloque os dois béqueres na balança, determine a massa do conjunto e
anote o resultado.
Despeje o conteúdo do primeiro béquer no segundo e observe.
Torne a colocar ambos os béqueres na balança, determine a massa do
conjunto e anote o resultado.
|
Questões
para análise do experimento
1.
Coloque os resultados obtidos numa tabela.
2.
Quando você despejou o conteúdo de um béquer em
outro, o que ocorreu? Há evidências de que ocorreu transformação química?
Quais?
3.
Compare a massa inicial (dos reagentes) com a
final (dos produtos). O que você observa?
4.
Formou-se alguma substância nova?
5.
O sólido que precipitou é solúvel ou insolúvel
em água? Havia algum sólido com essa característica antes da reação?
6.
O precipitado poderia ser o sulfato de cobre ou
hidróxido de sódio contido nas soluções? Por quê?
·
Os grupos devem entregar relatório do
experimento com as seguintes partes:
o
Capa – Nome do trabalho, nome e número dos
integrantes do grupo e série.
o
Introdução – Pesquisa (1 página) sobre a Lei da
Conservação da Massa.
o
Materiais e procedimento (verbos no passado).
o
Questões – perguntas e respostas.
o
Conclusão – única para o grupo, não é resumo.
o
Bibliografia – fonte da pesquisa.
Fato experimental 4
Material
Béquer de 250mL
Proveta de 100mL
Balança
Vinagre
Bicarbonato de sódio
|
Procedimento
Coloque o béquer na balança e determine sua massa.
Acrescente a quantidade de bicarbonato de sódio que será usada por
seu grupo. Registre a massa dessa amostra. Poderá se 2, 3, 4, 5 ou 6g.
Meça 100mL de vinagre com a proveta.
Coloque na balança o béquer com bicarbonato e a proveta com vinagre e
determine a massa no conjunto.
Adicione, lentamente, o vinagre ao béquer. Registre as observações.
Aguarde o término da reação e determine novamente a massa do
conjunto.
Preencha a tabela e compartilhe entre os grupos.
|
Tabela
Grupos
|
Massa
de bicarbonato
|
Massa inicial
|
Massa final
|
Variação da massa do sistema
|
1
|
2
|
|||
2
|
3
|
|||
3
|
4
|
|||
4
|
5
|
|||
5
|
6
|
Questões para análise do
experimento
1.
Quais os indícios da ocorrência de reação
química?
2.
Na reação ocorre a formação de gás carbônico,
água e acetato de sódio (sólido). Como podemos justificar a variação de massa
do sistema?
3.
Nessa reação, para cada 84g de bicarbonato de
sódio ocorre a liberação de 44g de gás carbônico.
a)
Determine a razão (Lei de Proust) entre a massa
de bicarbonato de sódio e a de gás carbônico nesta transformação.
b)
Considere a massa do bicarbonato no seu
experimento para determinar a massa de gás carbônico liberado. Faça o mesmo
para os demais.
c)
Os valores encontrados no item anterior
coincidem com as perdas de massas observadas no quadro?
·
Os grupos deverão entregar relatório do
experimento.
Notas do bimestre
|
|
Relatório 1
|
2 – pontos
|
Relatório 2
|
2 – pontos
|
Relato
|
1 – ponto
|
Caderno
|
1 – ponto
|
Prova
|
4 – pontos
|
Cronograma
1ºA
|
Agosto
|
Setembro
|
|
02
|
Fato experimental 1
|
06
|
|
03
|
Texto – Lei de Lavoisier
|
07
|
Ferido
|
09
|
Fato experimental 2
|
13
|
Estação Ciências
|
10
|
Discussão sobre o fato 2
|
14
|
|
16
|
Texto – Lei de Proust
|
20
|
Prova
|
17
|
Fato experimental 3
|
21
|
Recuperação
|
23
|
Discussão sobre o fato 3
|
27
|
|
24
|
Correção dos exercícios do livro
|
28
|
|
30
|
Fato experimental 4
|
||
31
|
Discussão sobre o fato 4
|
1ºB
e 1ºC
|
Agosto
|
Setembro
|
|
01
|
Fato experimental 1
|
05
|
|
02
|
Texto – Lei de Lavoisier
|
06
|
|
08
|
Fato experimental 2
|
12
|
|
09
|
Discussão sobre o fato 2
|
13
|
Estação Ciências
|
15
|
Texto – Lei de Proust
|
19
|
Prova
|
16
|
Fato experimental 3
|
20
|
Recuperação
|
22
|
Discussão sobre o fato 3
|
26
|
|
23
|
Correção dos exercícios do livro
|
27
|
|
29
|
Fato experimental 4
|
||
30
|
Discussão sobre o fato 4
|
1ºD
e 1ºG
|
Agosto
|
Setembro
|
|
01
|
Fato experimental 1
|
04
|
Discussão sobre o fato 4
|
07
|
Texto – Lei de Lavoisier
|
05
|
|
08
|
Fato experimental 2
|
11
|
|
14
|
Discussão sobre o fato 2
|
12
|
|
15
|
Texto – Lei de Proust
|
18
|
Prova
|
21
|
Fato experimental 3
|
19
|
Recuperação
|
22
|
Discussão sobre o fato 3
|
25
|
|
28
|
Correção dos exercícios do livro
|
26
|
|
29
|
Fato experimental 4
|
1ºE
|
Agosto
|
Setembro
|
|
01
|
Fato experimental 1
|
03
|
Discussão sobre o fato 4
|
06
|
Texto – Lei de Lavoisier
|
05
|
|
08
|
Fato experimental 2
|
10
|
|
13
|
Discussão sobre o fato 2
|
12
|
|
15
|
Texto – Lei de Proust
|
17
|
Prova
|
20
|
Fato experimental 3
|
19
|
Recuperação
|
22
|
Discussão sobre o fato 3
|
24
|
|
27
|
Correção dos exercícios do livro
|
26
|
|
29
|
Fato experimental 4
|
1ºF
|
Agosto
|
Setembro
|
|
03
|
Fato experimental 1
|
04
|
Discussão sobre o fato 4
|
07
|
Texto – Lei de Lavoisier
|
07
|
Feriado
|
10
|
Fato experimental 2
|
11
|
|
14
|
Discussão sobre o fato 2
|
14
|
|
17
|
Texto – Lei de Proust
|
18
|
Prova
|
21
|
Fato experimental 3
|
21
|
Recuperação
|
24
|
Discussão sobre o fato 3
|
25
|
|
28
|
Correção dos exercícios do livro
|
28
|
|
31
|
Fato experimental 4
|
Boas Féria!!!!! Até Agosto!!!!!
2º Bimestre 2012
O Caderno
Como vocês sabem o caderno completo gera nota, por isso devem tê-lo em ordem. Os alunos dos 1ºs devem ter:
- Os gráficos (água destilada e água com sal) no caderno ou na apostila volume 1.
- A definição de Temperatura de Ebulição e Fusão; Densidade; e Solubilidade.
- As anotações sobre as observações feitas das atividades experimentais.
- As respostas dos exercícios da apostila vol. 1 págs. 27 á 34.
- A definição sobre combustão.
- Uma figura que mostre a combustão identificado os três itens da combustão.
- As respostas das questões sobre carvão mineral e vegetal da apostila vol. 2 págs. 25 á 28.
A Prova
As provas acontecerão nos dias:
Turma
Dia
1ºA
14/jun
1ºB
13/jun
1ºC
13/jun
1ºD
12/jun
1ºE
11/jun
1ºF
12/jun
1ºG
12/jun
prof a frase de lavoisier não seria assim: ¨na natureza nada se cria e nada se perde tudo se transforma.¨
ResponderExcluirjulia dos santos 1°C
ExcluirO sentido continua o mesmo.
Excluir