2ºs Anos

3º Bimestre – 2ºs anos

A natureza elétrica da matéria

Fato experimental- 1
Pendure um bastão de vidro com um barbante e agite-o com um pedaço de lã. Aproxime do bastão o pedaço de lã e observe. Agora atrite outro bastão com a lã e aproxime-o do primeiro bastão e observe.

·        Sugira explicações para explicar esses fenômenos.

Fenômenos elétricos
Muitos materiais, quando atritados em outros, ficam eletrizados, ou seja, adquirem carga elétrica.
As cargas elétricas de sinais diferentes se atraem e cargas elétricas de sinais iguais se repelem.
A matéria toma parte em fenômenos elétricos, ou seja, a matéria possui uma natureza elétrica.

Trabalho em grupo
Os alunos devem se dividir em grupo (6 grupos) cada um com um tema:
·        As ideias dos filósofos sobre a constituição da matéria.
·        O modelo atômico de Dalton.
·        O modelo atômico de Thomson.
·        O modelo atômico de Rutherford.
·        O modelo atômico de Bohr.
·        O modelo atômico atual e suas curiosidades.

Os grupos devem apresentar de forma simplificada e objetiva o seu tema para os demais alunos da classe e trazerem em forma demonstrativa (Cartaz, bolinhas de isopor, etc.) o modelo que irá apresentar.

As cargas elétricas nos átomos
Elétrons – partículas de massa desprezível e de carga elétrica negativa.
Prótons – partículas onde sua massa compõe a massa do átomo e de carga positiva.
Nêutrons - partículas onde sua massa compõe a massa do átomo e de carga neutra.

Fato experimental – 2
Materiais
Instrumento de teste com lâmpadas
Água destilada
Água da torneira
Sal
Açúcar
4 Béqueres

Procedimento
Em cada Béquer coloque uma solução na seguinte sequencia: água destilada; água da torneira; água com sal; água com açúcar.
Ligue o instrumento na tomada e realize os testes. Lembre-se de limpar os condutores com água após cada teste.
·        Proponha explicações para os fatos. Cada aluno deverá entregar um relato pessoal e individual sobre as observações feitas e complete a tabela no caderno:
Substância
Conduz eletricidade
Não conduz eletricidade
Água destilada


Sal puro


Água e sal


Açúcar puro


Água e açúcar



Condução de corrente elétrica
As moléculas de certas substâncias dividem-se ao entrar em contato com a água de modo a formar partículas carregadas eletricamente. Por exemplo, em uma solução aquosa de cloreto de sódio não existem aglomerados do sal, mas átomos de cloro e de sódio carregados eletricamente, aos quais são chamados de íons.
Íons são partículas, derivados e átomos ou moléculas, que possuem carga elétrica. Íons negativos apresentam excesso de elétrons, e íons positivos apresentam deficiência de elétrons.
Eletrólitos – são substâncias que, ao se dissolverem na água, formam uma solução que conduz corrente elétrica.
Não eletrólitos – são substâncias que forma com a água uma solução que não conduz corrente elétrica.


Fato experimental – 3
Teste de chama: transição eletrônica
Materiais
Pedaço de fio de níquel-como (resistência elétrica)
Pinça de madeira
Cristais de sais de cobre, cálcio, estrôncio e sódio.
Lamparina a álcool.
Esponja de aço
Béquer com ácido clorídrico diluído.
Procedimento
1.      Limpe bem o fio com a esponja de aço e água. Coloque-o na pinça com firmeza.
2.      Acenda a lamparina.
3.      Mergulhe o fio no ácido e depois o encoste a um dos sais e coloque-o na chama. Anote as observações.
4.      Repita o procedimento para os outros sais.


Questões para análise do experimento
1.      Por que é necessário limpar o fio com uma esponja e água antes de passá-lo pelo ácido a cada troca de substância?
2.      Faça uma lista de cores das chamas relacionando-as com as substâncias analisadas.
3.      Utilize os modelos atômicos para explicar as observações de cores nos sais expostos a aquecimento.
4.      Explique a coloração dos fogos de artifício.

·        Os alunos devem entregar relatório em grupo do experimento realisado em laboratório. Deve seguir os seguintes tópicos:
o   Capa – nome do trabalho e dos integrantes; números de chamada e série.
o   Introdução – pesquisa de no máximo uma página sobre a emissão de luz no modelo atômico.
o   Materiais e procedimentos (verbos no passado).
o   Questões e respostas de análise do experimento.
o   Conclusão única do grupo – nada de resumo.
o   Bibliografia – fonte da pesquisa.
Cronograma
2ºA e 2ºE
Agosto
Setembro

03
Fato experimental 1
3

06
Divisão dos grupos para apresentação
7
Feriado
10
Texto – Fenômenos elétricos.
10
13
Apresentações 1, 2 e 3
14
Nota de caderno
Entrega do relatório
17
Apresentações 4, 5 e 6.
17
Prova
20
Fato experimental 2
Texto – Cargas elétricas
21
Recuperação
24
Texto – Condução de corrente
24

27
Entrega do Relato Individual
28

31
Fato experimental 3



2ºC e 2ºD
Agosto
Setembro

06
Fato experimental 1
3
Fato experimental 3
07
Divisão dos grupos para apresentação
4

13
Texto – Fenômenos elétricos.
10
14
Apresentações 1, 2 e 3
11
Nota de caderno
Entrega do relatório
20
Apresentações 4, 5 e 6.
17
Prova
21
Fato experimental 2
Texto – Cargas elétricas
18
Recuperação
27
Texto – Condução de corrente
24

28
Entrega do Relato Individual
25


2ºB
Agosto
Setembro

02
Fato experimental 1
06
03
Divisão dos grupos para apresentação
07
Ferido
09
Texto – Fenômenos elétricos.
13
Estação Ciências
10
Apresentações 1, 2 e 3
14
Nota de caderno
Entrega do relatório
16
Apresentações 4, 5 e 6.
20
Prova
17
Fato experimental 2
Texto – Cargas elétricas
21
Recuperação
23
Texto – Condução de corrente
27

24
Entrega do Relato Individual
28

30
Fato experimental 3


31






Nota do bimestre
Apresentação
3 – pontos
Relato
1 – ponto
1 – ponto
Caderno
1 – ponto
Prova
4 – pontos








 Boas Féria!!!!! Até Agosto!!!!!





O Caderno

Este bimestre nos cadernos devem conter:
  • Texto "Concentração em Massa".
    • Análise do rótulo.
    • Três Exercícios da lousa.
    • Exercícios do livro 2 (nºs 27; 28; 29 e 32)
  • Massa Molar - Definição.
    • Exercícios do livro 1 (nº 9)
  • Concentração em mol ou Molaridade - Definição
    •  Exercícios do livro 2 (nºs 54; 55; 57 e 60)


Obs. Todos os exercícios devem estar respondidos e com enunciado.


As Provas



Série
Dia
2ºA
11/jun
2ºB
14/jun
2ºC
11/jun
2ºD
11/jun
2ºE
11/jun



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