3ºs Anos



Química do Carbono

É a Química que estuda os compostos de carbono, que estão associados às moléculas de organismos animais e vegetais.

Ciclo do carbono
A grande maioria dos compostos químicos existentes na atmosfera tem carbono na sua composição. Ele está na água, na terra, no ar, nos seres vivos desde o início da formação do planeta.
·        Os alunos devem colar uma imagem do ciclo do carbono no caderno. Depois da discussão em sala fazer um relato sobre as ideias levantadas.

Funções Orgânicas:
Hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio.
São denominados com os sufixos ANO, ENO e INO (EX. Etano).
·        Um grupo será escolhido para fazer uma apresentação sobre os produtos e hidrocarbonetos do petróleo.

Fato Experimental 1
Materiais
3 bananas verdes
Folhas de jornal
Saco plástico
Procedimento
Pegue duas bananas. Embrulhe uma delas com jornal e coloque a outra dentro de um saco plástico.
A terceira banana será o grupo de controle para as outras que estão embrulhadas.
Deixe as bananas sobre a bancada do laboratório, e faça observações diárias sobre o processo de amadurecimento delas. Anote o tempo necessário para que cada banana fique madura.

Questões para análise do experimento
1.      Complete a tabela.
Bananas
Tempo em dias até o amadurecimento
A – sem tratamento

B – no jornal

C – no saco plástico

2.      Qual banana amadureceu mais rapidamente? Proponha uma explicação para isso.
3.      A substância responsável pelo amadurecimento é o etileno. Qual é o seu nome oficial, sua fórmula e a qual função orgânica ele pertence?
4.      O que acontecerá com as bananas B e C se elas continuarem embrulhadas?
5.      Frutas são colhidas ainda verdes na lavoura e transportadas até os centros comerciais, onde são comercializadas. Para que elas não apodreçam, qual seria a melhor embalagem para envolvê-las? Justifique sua resposta.

·        Deve ser escolhido um aluno da turma para fazer as anotações. No final todos devem receber os dados e responder as questões no caderno.

Os compostos da função
São subdivididos em grupos de acordo com sua estrutura.
Alcanos
·        Pesquisar exemplos
Alcenos
·        Pesquisar exemplos
Alcinos
·        Pesquisar exemplos
Cíclicos
·        Pesquisar exemplos
Aromáticos
·        Pesquisar exemplos

Fato Experimental 2
Materiais
Óleo de soja
Margarina derretida
Solução de amido 1%
2 provetas de 20 mL
2 conta-gotas
Lugol
Fita crepe
Lamparina
Tripé
Tela de amianto
2 tubos de ensaio
Béquer
Pinça de madeira
Caneta esferográfica

Procedimento
Enumere os dois tubos de ensaio. No tubo 1 coloque 5 mL de óleo de soja e no tubo 2 coloque 5 mL da margarina derretida;
Adicione 5 gotas da solução de lugol em cada um dos tubos de ensaio;
Leve os dois para o banho-maria, conforme o esquema abaixo:
Retire do banho-maria quando a coloração da solução de lugol desaparecer;
Depois de resfriarem, coloque nos dois tubos de ensaio 3 gotas da solução de amido;
Anote o que foi observado;
Depois de aproximadamente 2 minutos adicione mais 2 gotas de lugol no dois tubos e agite.


* Preparar a solução de amido da seguinte maneira: misturar 1 g de amido com 10 ml de água. Derramar a pasta em um recipiente que contenha 100 ml de água fervente. Cessar a ebulição e deixar esfriar e sedimentar. Separar a parte sobrenadante (sem grumos) por decantação. A solução ganha maior estabilidade se for adicionada de 1g de ácido salicílico (1%).

Questões para análise do experimento
1.      Óleos vegetais possuem cadeias carbônicas insaturadas, enquanto a margarina possui cadeia carbônica saturada. De acordo com o que vimos o que podemos afirmar sobre a reatividade dos hidrocarbonetos?
2.      Classifique os hidrocarbonetos testados de acordo com a subdivisão em grupos.
3.      Explique qual foi à razão de se adicionar no final lugol novamente nos tubos.
4.      Que utilização esse teste poderia ter na sua vida cotidiana?

·        Os alunos devem ter as questões respondidas no caderno.

Alcoóis
Os alcoóis são substâncias cujas estruturas derivam de hidrocarbonetos que tiveram um ou mais de seus átomos de hidrogênio ligados a carbonos substituídos por um radical chamado hidroxila (-OH).
São denominados com o sufixo OL (EX. Etanol).

·        Deve ser escolhido um grupo para fazer uma apresentação sobre os alcoóis mais importantes e seus efeitos.
Fenóis e Enóis
Os fenóis são substâncias que apresentam cadeia aromática ligada a uma hidroxila. Alguns deles possuem propriedades bactericidas e fungicidas.
Os enóis são caracterizados pela hidroxila estar ligada a um átomo de carbono insaturado.

·        Escolher um grupo para fazer apresentação sobre a maconha.
Ésteres
Constituem grande parte das essências aromatizantes de frutos e flores utilizados na indústria. Apresentam o grupo carbonila (=O) em sua estrutura. São denominados com o infixo OATO e sufixo ILA (EX. Etanoato de etila).
·        O grupo escolhido deve falar sobre as drogas opiáceas.
Éteres
São substâncias cuja cadeia apresenta o átomo de oxigênio dentro da cadeia. Muito utilizado em anestésicos.
São denominados com o infixo OXI (EX. Metoxietano).

·        Apresentação de um grupo sobre os anestésicos e as drogas inalantes.
Aldeídos e Cetonas
Os aldeídos possuem a carbonila na ponta da cadeia e são encontrados nas soluções utilizadas para conservação de cadáveres.  São denominados com o sufixo AL (EX. Etanal).
 Já as cetonas possuem essa carbonila no meio da cadeia, sua mais conhecida substância é a propanona, chamada de acetona. São denominados com o sufixo ONA (EX. Propanona).

·        A apresentação será feita sobre a escova progressiva funcionamento e danos.
Ácidos Carboxílicos
Neste caso o grupo carbonila está ligado a um carbono junto com uma hidroxila. Sua substância mais comum é o ácido acético mais conhecido como vinagre. São denominados com o prefixo ácido e o sufixo ÓICO (EX. ácido etanóico).
·        O grupo deverá apresentar sobre a droga ecstasy.
Funções nitrogenadas
São aquelas onde na cadeia carbônica está presente o nitrogênio e muitas vezes, também, o oxigênio.
·        Grupos sobre corantes e o cigarro.
·        Grupo sobre o crack e a cocaína.

Exercícios do livro de casa
Responder as questões das páginas 71, 81, 82, 86, 87 e 88 no caderno.


Fato Experimenta 3
Materiais
100mL de vinho branco
Água oxigenada 10%
Frasco com tampa
Uma bolinha de gude
Um béquer
Indicador universal verde
Procedimento
Meça o pH do vinho.
Coloque o vinho dentro do frasco com a bolinha, feche e misture por 15 minutos.
Transfira o vinho para o béquer e adicione 10 gotas de água oxigenada.
Deixe a mistura em local aberto e claro por uma semana.
Analise o cheio no material após o tempo decorrido e meça novamente o pH da solução.

Questões para análise do experimento
1.      Explique o que ocorreu no experimento.
2.      Qual é a substância orgânica presente no álcool comercial? Escreva sua fórmula.
3.      Qual a substância orgânica presente no vinagre? Escreva sua fórmula.
4.      Qual o pH inicial e final do sistema? Justifique a variação do pH observada.
·        Os grupos devem entregar relatório sobre o experimento com a seguinte estrutura:
o   Capa – nome do trabalho e dos alunos, números de chamada e série.
o   Introdução – pesquisa sobre os compostos orgânicos presentes.
o   Materiais e procedimento – verbos no passado.
o   Questões – perguntas e respostas.
o   Conclusão – única para o grupo.
o   Bibliografia – fonte da pesquisa.

Notas do Bimestre
Relatório
2 pontos
Caderno
1 ponto
Apresentação
3 pontos
Prova
4 pontos

3ºA
Agosto
Setembro

01
Química do Carbono
05
Fato experimental 3
02
Ciclo do carbono
06
Discussão fato 1
08
Discussão sobre o ciclo
12
Discussão fato 3
09
Fato experimental 1
13
Estação Ciências
15
Divisão dos grupos
19
Prova
16
Fato experimental 2
20
Recuperação
22
Apresentações 1 e 2
26

23
Apresentações 3 e 4
27

29
Apresentações 5 e 6


30
Apresentações 7, 8 e 9



3ºB
Agosto
Setembro

06
Química do Carbono
3
Apresentações 5 e 6
07
Ciclo do carbono
4
Apresentações 7, 8 e 9
13
Discussão sobre o ciclo
10
Fato experimental 3
14
Fato experimental 1
11
Discussão fato 1
20
Divisão dos grupos
17
Prova
21
Fato experimental 2
18
Recuperação
27
Apresentações 1 e 2
24

28
Apresentações 3 e 4
25


3ºC
Agosto
Setembro

02
Química do Carbono
06
Fato experimental 3
03
Ciclo do carbono
07
Ferido
09
Discussão sobre o ciclo
13
Estação Ciências
10
Fato experimental 1
14
Discussão fato 1
16
Divisão dos grupos
20
Prova
17
Fato experimental 2
21
Recuperação
23
Apresentações 1 e 2
27

24
Apresentações 3 e 4
28

30
Apresentações 5 e 6


31
Apresentações 7, 8 e 9








 Boas Féria!!!!! Até Agosto!!!!!







O Caderno

Nesta etapa, o caderno já não é parte fundamental da aprendizagem e por esse motivo não possui tantos textos e exercícios. Portanto, deve conter:

  • Definição de pH
  • Definição de Indicadores de pH
    • Fenolftaleína
    • Papel tornassol azul e vermelho
    • Universal Verde
  •  Três exercícios passados na lousa
  • Exercícios do livro 2: 67, 68, 69 e 70.
As Provas


Série
Dia
3ºA
13/jun
3ºB
11/jun
3ºC
14/jun

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