sábado, 21 de novembro de 2009

Quito saudades mil...

O Quito foi um presente de aniversário, pois eu como amo gatos e minha mãe nem tanto, quando fiz 17 anos pedi para ficar com um dos filhotes da gata da avó do meu marido (na época meu namorado). Ela aceitou com muito custo e eu trouxe o bichinho para casa.
Esse nome quem deu a ele foi o meu avô. A maior coincidência é que ele não sabia que o nome da mãe dele era Quit ou Kit (qualquer coisa assim). Como alguns leitores sabem, Quito é a capital do Equador, apenas mais uma coincidência.
Antes dele completar 1 ano de vida ficou muito doente. Eu adolescente o que iria fazer? Me lembrei que minha mãe quando eu era criança havia aberto uma poupança. procurei a agência e retirei todo o dinheiro. Um dinheirão!!! R$ 180,00. Então levei o gatinho no veterinário. Acho que ele não sabia o que o gato tinha. Prescreveu um receita de vários remédios para tudo quanto foi coisa e ainda deixou ele no soro. Lá se foram só R$ 180,00... O gato tomava o medicamento, mas não melhorava. Lei outra vez no veterinário. Ele disse que o gato deveria ter problema no fígado, incurável disse ele. Então prescreveu uma ração caríssima que cada 400g custava R$12,00 e o gato comia a ração parecia que não sustentava. Minha mãe com pena do bichano continuava dando, escondido, a antiga ração. O veterinário ainda pediu um exame de sangue que custava R$ 100,00, mas eu não tinha mais dinheiro e ninguém quis me emprestar, pois eu não tinha como pagar depois. Então decidi que não iria fazer o exame. Só me sobrou torcer para que a sorte dele mudasse.
Depois de algumas semanas o gato ficou saudável. Eu acredito que ele não tinha problemas no fígado e sim uma virose de gato. Pois uma vizinha, um tempo depois, o seu gato apareceu com os mesmos sintomas do Quito ela levou ao veterinário e aconteceu a mesma coisa.
Dê uma olhadinha como ele ficou bonito:
Quando o Quito fez 1 ano decidi que ele deveria ser castrado, pois voltava todo machucado de brigas com outros gatos e isso incomodava os vizinhos. Eu o castrei através da campanha o Clube das Pulgas. Muito bom mesmo. Profissionais confiáveis. O gatinho se recuperou rápido e bem.
Depois disso ele teve uma vida tranquila e saudável. Até...
No dia 14 de Abril de 2008 o encontrei morto. Ele estava esticado na porta da casa do meu irmão com todos os vestígios de ter sido envenenado por chumbinho, veneno extremamente agressivo que causa muita dor para o animal. Acredito que foram minhas vizinhas que o assassinaram, pois elas não gostam de gatos, têm maldade no coração e acham que só por causa de um coco ou xixi um gato deva morrer. Chorei muito, muito mesmo. Nunca me esquecerei deste dia.
Quito te amo muito e tenho muita saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário